sexta-feira, 20 de março de 2009

BOTOX - VERDADES E MENTIRAS



O tratamento estético feito com o Botox (toxina botulínica tipo A purificada) promete corrigir marcas de expressão de forma simples e eficaz, sem a necessidade de um tratamento invasivo como a cirurgia plástica.

Muitos pacientes tem receio de que a musculatura facial paralise por completo após a aplicação da toxina. Segundo a médica responsavel pela Clínica VIV Medicina Estética, Mara Angela Kalil, "o Botox não paralisa, ele apenas relaxa a musculatura, diminuindo os sulcos formados na pele, as famosas rugas de expressão". Ela explica ainda que efeitos colaterais podem acontecer pela má aplicação do produto (quando se escolhe um ponto muito próximo da sobrancelha), se aconteceu com você, não se preocupe! O efeito colateral tem o mesmo tempo de duração do Botox, ou seja, é temporário.

O Botox precisa ser reaplicado com uma periodicidade que varia de três a seis meses. O tempo de duração do Botox depende do paciente, da dose aplicada e do planejamento do médico. Além disso, há ainda a questão da reação individual ao produto.

Aquela aparência "esticada" que vemos em muitas artistas na televisão, não é o mais indicado. O grande segredo é a individualização do tratamento, com diferenças nas doses aplicadas e nas regiões a serem melhoradas. Além disso, o ideal é procurar um resultado natural. Cada paciente tem uma necessidade, por isso, recomenda-se que o tratamento seja sempre feito com profissionais capacitados para o procedimento.

DICA: Nem pense em agendar uma aplicação de Botox dias antes daquela esperada festa ou de algum evento social. Os resultados são rápidos, mas não são instantâneos!
Os efeitos demoram de 24 a 48 horas para começarem a aparecer. Em uma semana se tem 90% do efeito final e normalmente, em duas o tratamento está completo.

Mitos e verdades

Botox pode deixar a boca torta?
Não. Ele apenas relaxa a musculatura e evita a contração excessiva dos músculos, diferente da técnica de preenchimento, que aumenta o volume dos lábios e outras regiões da face, remodelando as formas e os contornos do rosto.

Os efeitos são imediatos?
Não. Os efeitos podem ser observados em aproximadamente cinco dias após a aplicação e dura em média de quatro a seis meses.

Dá para aplicar Botox na academia?
Não. A aplicação da toxina requer técnica e habilidade por parte do especialista. O paciente deve procurar um médico experiente e capacitado.

Botox vicia?
Não. A toxina é injetada diretamente no músculo, não causando nenhuma dependência ou vício.

Pode ser aplicado a todo momento?
Não. Os efeitos do Botox duram de quatro a seis meses e o paciente pode fazer a manutenção da aplicação após esse período.

Lembramos que nem todas as pacientes necessitam do botox, muitas vezes outros tratamentos combinados surtem o mesmo efeito!

Um comentário:

Katia Peret disse...

Olá , Tenho um blog com conteúdo especialmente elaborado para profissionais da área estética. Estou seguindo seu blog e também coloquei um link no meu blog. Participe do meu blog também: www.vitrinedaesteticista.blogspot.com

Quem sou eu

Minha foto
- Graduação em Medicina pela Fundação Universitária do Rio Grande (FURG) – Rio Grande – RS (1987);
- Especialização em Medicina Interna no Hospital Nossa Senhora Conceição (HNSC) e Hospital de Clinicas de Porto Alegre (HCPA) – (1989);
- Pós-Graduação em Medicina Estética outorgado pela SBME (Sociedade Brasileira de Medicina Estética), concluído em dezembro de 2007;
- Membro da Sociedade Brasileira de Medicina & Estética;

- Diretora Médica da Clínica VIV Medicina & Estética

Quem me acompanha